SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Intercambios artísticos en una diócesis transfronteriza: posibles semejanzas entre las catedrales de Tui y BragaEl conde D. Enrique Manuel (c.1343-1414) y las relaciones cortesanas luso-castellanas en tiempos de crisis dinásticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Medievalista

versión On-line ISSN 1646-740X

Resumen

RODRIGUEZ, Francisco Javier Pérez. Monges e mosteiros galegos em Portugal (séculos XII-XV). Medievalista [online]. 2022, n.31, pp.121-149.  Epub 30-Jun-2022. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.5104.

O presente trabalho identifica os mosteiros galegos que tiveram bens no reino de Portugal, entre os séculos XII e XV, para depois analisar e caracterizar esses bens. A política seguida pelos monarcas portugueses em relação a estes mosteiros e aos seus bens é também objeto de estudo, observando-se a importância que para essa relação tiveram as vicissitudes políticas que os reis de Portugal enfrentaram com os da Galiza. Também se estudam as relações mantidas pelos monges e mosteiros galegos com o reino vizinho a nível eclesiástico: basicamente, os dados existentes sobre os seus recursos à sede arcebispal de Braga - que foi a sua metropolitana até ao Cisma do Ocidente - bem como as delegações pontifícias a abades galegos para intervir em questões portuguesas. Por último, referir-nos-emos brevemente ao papel cultural e espiritual que tiveram os mosteiros galegos no reino vizinho.

Palabras clave : Galiza; Portugal; mosteiros; fronteira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )