SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue32Analysing Medieval Law. The Letter of February 25th 1327 and the Ordinance of February 18th 1332In the origins of observance. Frades da prove vida in medieval Galicia (late 14 th century - late 15 th century) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Medievalista

On-line version ISSN 1646-740X

Abstract

ANDRADE, Maria Filomena  and  FONTES, João Luís. Povoar e enquadrar. Um percurso pela geografia das formas de vida religiosa da Lisboa medieval (séculos XII-XIV). Medievalista [online]. 2022, n.32, pp.257-280.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.5755.

A conquista cristã de Lisboa, em 1147, inaugura um tempo novo na cidade, que vê de imediato restaurada a vida diocesana e rapidamente ativada a vida paroquial. O esforço de assegurar o povoamento e enquadrar eclesiasticamente a população urbana segue a par com a paulatina implantação na urbe de diversas ordens religiosas, umas integrando anteriores experiências eremíticas, outras com um vincado pendor pastoral, aliando liturgia, pregação e caridade.

O contexto muito peculiar da cidade, com uma intensa vida económica, uma população em crescimento, uma corte régia que nela estancia com crescente regularidade e demora, atraindo cada vez mais gentes de desvairadas partes e a cobiça de nobres ou ricos mercadores, que contribuem para a sua ascensão como cidade cabeça do Reino, tornam-na também particularmente apetecível para as ordens religiosas que entre si disputam o espaço urbano, as suas populações e os seus recursos.

É este percurso de implantação e articulação dos conventos e mosteiros, desde a conquista cristã até ao século XIV, que pretendemos explicar e enquadrar na intensa vida da urbe lisboeta.

Keywords : Ordens religiosas; Lisboa; elites; realeza.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )