SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Belvoir, estudo do castelo interior: o edificado e a organização espacialOs elementos pétreos do Castelo de Belvoir. A anastilose da capela índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medievalista

versão On-line ISSN 1646-740X

Resumo

D’AGOSTINO, Laurent. Grampos metálicos na construção do edifício central da fortaleza de Belvoir (Kokhav Ha Yarden, Israel). Medievalista [online]. 2023, n.33, pp.113-132.  Epub 31-Jan-2023. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.6273.

O estudo arqueológico do edifício central da fortaleza de Belvoir revelou que um grande número de grampos de ferro foi usado na construção dos revestimentos externos. Para além

do facto deste processo atípico requerer um fornecimento excepcional de metal, as razões para tal são problemáticas. O edifício central do castelo de Belvoir foi construído segundo uma planta quadrada regular, à volta de um pátio central flanqueado nos cantos por quatro torres quadradas e uma torre rectangular a meio da face oeste. Os grampos observam-se apenas nos revestimentos externos das paredes periféricas do torreão e das torres, ao nível dos embasamentos rampeados de basalto. Questões relacionadas com a implantação do sítio afectam, em primeiro lugar, a distribuição destes grampos e o seu papel na construção: não só estão presentes ao nível das seteiras, por eles consolidadas, mas também, com maior regularidade, em cada lado dos embasamentos e junto às pedras angulares que ligam as torres ao edifício central. Estas evidências tendem a demonstrar o papel construtivo e estrutural dos grampos.

Palavras-chave : Arqueologia da arquitectura; grampos metálicos; Hospitalários de São João; ordem militar; fortificação; técnicas construtivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )