SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Grampos metálicos na construção do edifício central da fortaleza de Belvoir (Kokhav Ha Yarden, Israel)Castelos e fortificações do Hospital no Reino de Jerusalém, 1136-1291 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medievalista

versão On-line ISSN 1646-740X

Resumo

FLAMMIN, Anne; FRANCOIS, Paul  e  RENUCCI, Florian. Os elementos pétreos do Castelo de Belvoir. A anastilose da capela. Medievalista [online]. 2023, n.33, pp.133-151.  Epub 31-Jan-2023. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.6278.

O estudo sistemático dos blocos pétreos do castelo de Belvoir permitiu-nos recuperar vários conjuntos arquitectónicos que poderiam ter pertencido à capela do castelo, hoje desaparecida. Neste artigo apresentamos o método de análise e registo destes blocos, bem como o protocolo de reconstrução 3D que nos permitiu formular várias hipóteses acerca da forma, decoração e cobertura da capela. Uma destas hipóteses sugere um conjunto arquitectónico com uma abóbada ogival, à qual parecem pertencer numerosos elementos pétreos, ainda que em oposição ao estilo das construções contemporâneas no Oriente latino. A outra hipótese assenta num estilo mais condizente com o contexto arquitetónico, ainda que poucas das pedras encontradas lhe possam ter pertencido. Sem pretender resolver definitivamente a questão, este artigo demonstra também o interesse de uma interligação forte entre arqueólogos, especialistas em cantaria e arquitectos, permitindo, em torno da reconstrução 3D, propor hipóteses que considerem todos os dados disponíveis.

Palavras-chave : Capela; reconstrução; arquitectura; coluna em cotovelo; pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )