SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34The Network behind the Chronicle: William of Andres and the Roots of a Legal NarrativeRichard Fox of St Albans: the life, work and connections of a fifteenth-century chronicler author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Medievalista

On-line version ISSN 1646-740X

Abstract

RUCH, Lisa M.. História, hagiografia, romance…O retrato estratificado de Athelsan num Brut em prosa, em inglês medieval. Medievalista [online]. 2023, n.34, pp.209-227.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.6924.

A fama e os feitos de Athelstan, considerado como o primeiro rei a governar toda a Inglaterra, levaram a que, durante a Idade Média, fosse exaltado na arte, na numismática, no romance, em narrativas de viagem e em crónicas. Na tradição do Brut em prosa, o seu retrato foca-se, maioritariamente, nas suas vitórias militares, de forma pouco elaborada. No entanto, o Brut em prosa abreviado, em inglês medieval, preservado na Biblioteca da Universidade de Edimburgo, MS. 184, e dois outros manuscritos, afastam-se desta linha na medida em que misturam elementos narrativos oriundos de relatos históricos, hagiografia e romance, a fim de retratar Athelstan como um herói inglês, e de o transmitir ao seu público do século XV, que, na altura, ainda podia ver relíquias concretas do reinado de Athelstan, dando-lhe assim uma oportunidade de ligação indireta à história romanceada da sua nação. O presente artigo identifica fontes e tradições nas quais o compilador deste Brut muito provavelmente se baseou e reflete sobre as suas implicações quanto à nossa compreensão deste manuscrito específico e à evolução e adaptação das crónicas de Brut, no final da Idade Média.

Keywords : Athelstan; crónica; Brut; lenda; narrativa.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )