SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Richard Fox of St Albans: the life, work and connections of a fifteenth-century chroniclerHeroic Deeds and Heroic Failure: Robert of Normandy and the Portrayal of the First Crusade in 12th and 13th Century England author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Medievalista

On-line version ISSN 1646-740X

Abstract

FURTADO, Rodrigo. Isidoro de Sevilha e Rodrigo Ximénez de Rada. Medievalista [online]. 2023, n.34, pp.253-287.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.6944.

Isidoro de Sevilha (c. 570-636) e Rodrigo Ximénez de Rada (1170-1247) marcam na Península Ibérica o início e o fim de um tipo de historiografia ainda muito dependente dos modelos da Antiguidade Tardia. O Chronicon (CPL 1205) e as Historiae (CPL 1204) de Isidoro foram consideradas como modelo canónico do que deveria significar “escrever história”, tornando-se a espinha dorsal de todos os grandes textos e compilações escritos na Península Ibérica até ao século XIII. Neste artigo, analiso a forma como Ximénez de Rada utilizou as Historiae de Isidoro em dois níveis diferentes: na estruturação de sua própria obra e como fonte. Em termos de estrutura, mostrarei como as Historiae foram de facto o principal modelo do projeto historiográfico de Ximénez de Rada. No que se refere ao uso do texto de Isidoro como fonte, identificarei quais as versões das Historiae que foram utilizadas por Ximénez de Rada e analisarei como, concretamente, o texto de Isidoro foi adaptado. Mostrarei também que Ximénez de Rada não apenas copiou, mas tomou a estrutura e o texto de Isidoro, repensando-os e construindo um texto completamente novo.

Keywords : Isidoro de Sevilha; Rodrigo Ximénez de Rada; historiografia medieval; crítica textual; crónicas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )