SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Isidoro de Sevilha e Rodrigo Ximénez de RadaDe la retórica a la ficción: el uso del diálogo en estilo directo en la historiografía Castellana medieval índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medievalista

versão On-line ISSN 1646-740X

Resumo

SWEETENHAM, Carol. Proezas e fracassos heroicos: Robert of Normandy e o Retrato da Primeira Cruzada na Inglaterra dos séculos XII e XIII. Medievalista [online]. 2023, n.34, pp.289-313.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.6954.

A Primeira Cruzada foi recordada por historiadores ingleses anglo-normandos ao longo do século XII e no século XIII. No primeiro terço do século XII, foi detalhadamente relatada por três importantes historiadores: Orderic Vitalis, William of Malmesbury e Henry of Huntington. Em meados do século XII, no entanto, esta Cruzada já era retratada menos como um empreendimento, pelo seu próprio mérito, e mais como cenário para a participação de Robert, duque da Normandia. O próprio Robert foi retratado como um herói imperfeito, cuja bravura na cruzada foi exaltada, mas que falhou na sua última obrigação, ao recusar a coroa de Jerusalém. Este artigo traça a evolução da representação, tanto da cruzada, como da participação de Robert, em Inglaterra, nos séculos XII e XIII, explorando o modo como as perceções, quer da cruzada, quer de Robert, se alteraram em articulação com as atitudes e prioridades políticas relativamente à cruzada.

Palavras-chave : Primeiras Cruzadas; Robert of Normandy; historiografia Inglesa; Jerusalém; memória dinástica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )