34De la retórica a la ficción: el uso del diálogo en estilo directo en la historiografía Castellana medieval 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Medievalista

 ISSN 1646-740X

FREEMAN, Elizabeth. “…não enquanto história, mas…”: o abade cisterciense Aelred de Rievaulx (1110-1167), um escritor de História em vários géneros. []. , 34, pp.345-370.   31--2023. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.6974.

O que é um texto historiográfico e o que é que o distingue dos outros géneros textuais? Estudiosos atuais da Europa medieval, os próprios autores europeus medievais e muitos outros têm-se ocupado desta questão. Incentivado por estudos recentes sobre os benefícios, ou não, de tentar isolar géneros distintos no quadro do que um académico designou como “toda o conjunto da historiografia medieval”, este artigo examina os chamados textos “históricos” compostos pelo abade cisterciense inglês medieval Aelred de Rievaulx (1110-1167). Nenhum dos seus sete textos se enquadra no género clássico da História, mas o artigo argumenta que todos são, de facto, textos historiográficos. Aelred escreveu todas estas obras enquanto era abade da Abadia de Rievaulx, no Yorkshire, e o artigo sugere que as suas experiências e responsabilidades como abade lhe conferiram capacidades para combinar muitos géneros literários - vita, genealogia, lamento, relatio, translatio, exemplum, sermão, carta - ao escrever sobre o passado, bem como a vontade de combinar estes géneros a fim de fornecer aos seus leitores modelos de esperança e, ocasionalmente, conselhos severos sobre o passado, para uso no futuro.

: Aelred of Rievaulx; Géneros literários; Historiografia medieval; Historiadores - Inglaterra - História - até 1500; Crítica Literária - Europa Medieval.

        ·     ·     · ( pdf )