SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34“…não enquanto história, mas…”: o abade cisterciense Aelred de Rievaulx (1110-1167), um escritor de História em vários génerosDel Convento al Mundo: La Normativa en torno al movimiento de los frailes menores hacia 1260. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medievalista

versão On-line ISSN 1646-740X

Resumo

ROSOLEN JUNIOR, Geraldo. “φίλος τε καὶ ξύμμαχος”: Reflexões sobre a troca de cartas entre Justiniano e Gelimero em Procópio de Cesareia. Medievalista [online]. 2023, n.34, pp.373-401.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.6986.

Os termos gregos que aparecem no título deste artigo: “φίλος τε καὶ ξύμμαχος” são uma tradução de Procópio de Cesareia a partir dos termos latinos: “socius et amicus”, cujo objetivo era demonstrar que, através desses títulos atribuídos aos reis bárbaros, tais reis estariam submetidos ao poder romano, e que as relações diplomáticas entre os reinos bárbaros e o Império Romano haviam sido pacíficas devido à concessão de um direito legal atribuído, nesse caso, aos vândalos, a fim de possuírem e ocuparem os territórios romanos na África. Essa estratégia em apresentar os vândalos enquanto submissos ao poder imperial tinha como objetivo propagar a idealização de que o Império Romano não havia perdido territórios na Pars Occidentalis. Essas relações diplomáticas são exploradas neste artigo através da troca de cartas do imperador Justiniano e do rei vândalo Gelimero, que percebemos não reconhecer essa submissão ao poder romano, inclusive destronando seu primo Hilderico por considerá-lo muito próximo, não apenas dos imperadores no Oriente, mas também de tradições e heranças romanas. Assim, nosso objetivo é compreender como as cartas de Gelimero e Justiniano apresentam as relações diplomáticas entre esses povos, e inclusive nos ajudar a entender a crescente hostilidade, que culminou em guerra.

Palavras-chave : Procópio de Cesareia; Reino Vândalo; Império Romano do Oriente; Mediterrâneo medieval; Justiniano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )