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Medievalista

 ISSN 1646-740X

FERNANDES, Geraldo Augusto. Projeto: Repertório Métrico do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende (Poemas de Formas Mistas). []. , 34, pp.505-530.   31--2023. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.7050.

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A proposta deste artigo informativo é apresentar o projeto REPERTÓRIO MÉTRICO do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende. O compêndio de Resende é composto de 880 poemas, e suas formas podem ser definidas pelas cantigas, baladas, esparsas, trovas, vilancetes e poemas de formas mistas. Encampa o projeto a apresentação das origens e evolução de cada uma dessas formas. Em seguida, a apresentação de todos os poemas da mesma classificação formal; para cada poema, seguem-se os dados de número do poema e do volume e sua autoria. Na sequência, os elementos da versificação: estrofes, versos, composição completa da estrofe/versos, métrica, gênero (quando possível), idioma, pés quebrados (quando existir). Fecham o repertório, as rimas e o esquema rimático. Este projeto tem por inspiração o Repertorio Métrico de Giuseppe Tavani em que o autor apresenta as rimas e esquemas rimáticos das cantigas trovadorescas galego-portuguesas. Este projeto, no entanto, levará em conta mais aspectos que não foram contemplados pelo estudioso italiano. Para este artigo, usarei como exemplo os POEMAS DE FORMAS MISTAS, demonstrando suas origens, evolução e persistência nos séculos XV/XVI.

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The purpose of this informative article is to present the REPERTÓRIO MÉTRICO of Garcia de Resende’s Cancioneiro Geral. Resende’s compendium is made up of 880 poems, and their forms can be defined by ‘cantigas’ (songs), ‘baladas’ (ballads), ‘trovas’, ‘vilancetes’ and ‘poemas de formas mistas’ (poems of mixed forms). The project includes the presentation of the origins and evolution of each of these forms, followed by the presentation of all poems of the same formal classification. For each poem, the data of the poem and volume number and its authorship. Next, the elements of versification: stanzas, verses, complete composition of the stanza/verses, meter, genre (when possible), language, ‘pés quebrados’ (broken feet) (when available). To close the repertoire, the rhymes and the rhyme scheme. This project is inspired in Giuseppe Tavani’s Repertorio Metrico, in which the author presents the rhymes and rhyme schemes of Galician-Portuguese troubadour ‘cantigas’. This project, however, will take into account more aspects that were not contemplated by the Italian scholar. For this article, I will use the POEMAS DE FORMAS MISTAS as an example, demonstrating their origins, evolution and persistence in the 15th/16th centuries.

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