SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Onde há dragões? Ambientes dracónicos nas sagas nórdico-islandesas antigas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medievalista

versão On-line ISSN 1646-740X

Resumo

FAUVELLE, François-Xavier. A capital imperial do Mali (século XIV): Uma nova hipótese. Medievalista [online]. 2024, n.35, pp.55-80.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.7706.

Apesar da sua fama internacional durante a Idade Média, o nosso conhecimento do império do Mali permanece muito incompleto. Talvez a lacuna mais significativa seja o facto de a sua capital ainda não ter sido identificada de forma fiável. Este artigo oferece uma nova hipótese sobre a localização da capital imperial de Mali no século XIV. Baseia-se na observação de que os governantes do Mali, tal como os de outras formações políticas medievais africanas, assentavam o seu poder no controlo da interface entre redes mercantis opostas. Ao fazê-lo, tendiam a estabelecer a sua legitimidade política através do uso de títulos e de manifestações de poder político e religioso condizentes com os seus diferentes clientes e súbditos. Ter em consideração esta dualidade económica, religiosa e política permite-nos postular que a capital do Mali se encontrava fora do domínio real. Embora ainda não tenha sido investigada pela arqueologia, a localização hipotética da cidade proposta neste artigo corresponde às descrições árabes disponíveis.

Palavras-chave : Império do Mali; Atlas Catalão; Mansa Mûsâ; Ibn Battûta; Cidade do Mali.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )