SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4The potential for young citizen scientist projects: a case study of Chilean schoolchildren collecting data on marine litterSampling and quantification methodology for floating solid wastes in beaches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Gestão Costeira Integrada

On-line version ISSN 1646-8872

Abstract

AMARAL, Fernanda Maria Duarte do et al. O papel da educação ambiental na mudança das percepções e atitudes dos estudantes quanto aos recifes de coral no Arquipélago de Fernando de Noronha, Brasil. RGCI [online]. 2014, vol.14, n.4, pp.581-590. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci513.

O objetivo deste estudo foi investigar atitudes relacionadas à conservação dos ambientes recifais no Arquipélago de Fernando de Noronha. O projeto foi conduzido com estudantes com idades entre 10 e 18 anos, em 2005, e incluiu diversas atividades educacionais, bem como a criação de um Museu de Ambientes Recifais na escolar pública local; questionários foram apli- cados a fim de comparar o conhecimento dos alunos antes e após estas atividades, através do uso dos conceitos de referência de recifes, corais, educação ambiental e cidadania. Também se analisou a visão dos estudantes sobre a importância dos corais, os possíveis benefícios trazidos pelos recifes, as mudanças no ambiente marinho e o interesse na participação de pro- jetos relacionados à conservação dos ambientes recifais. Inicialmente, os corais e os recifes foram percebidos pelos estu- dantes como recursos valiosos apenas quando geravam vantagens econômicas por meio do turismo. Após as intervenções educativas, os estudantes adquiriram conceitos que estavam mais alinhados com a conservação ambiental por si só; entre os resultados principais, aproximadamente 25% mais estudantes disseram que aceitariam participar de projetos educacionais para promover a conservação dos ambientes recifais após as intervenções. Entretanto, devido à falta de interesse de alguns dos que deveriam ter sido atores chave no processo, este estudo também mostrou que o apoio de atores indiretos (professores, pais, funcionários da escolar) é tão importante quanto à participação do grupo enfocado.

Keywords : cidadania; percepção ambiental; educação ambiental; recifes de coral.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License