SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Ecological, socioeconomic and governance conditions after the implementation of the first spatial plan in the Prof. Luiz Saldanha Marine Park (Arrábida, Portugal): II - user perceptionsUse of GIS for defining areas for the cultivation of oysters in the estuarine region of Cananéia, São Paulo, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Gestão Costeira Integrada

On-line version ISSN 1646-8872

Abstract

ZACARIAS, Daniel Augusta. Turismo em áreas balneares: uma análise da interação entre residentes e visitantes na Praia do Tofo, Moçambique. RGCI [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.179-191. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci537.

O desenvolvimento do turismo gera inúmeros impactos nos locais onde acontece, o que faz com que o turismo seja reconhecido como uma atividade que existe para o bem e para o mal de destinos turísticos. A Praia do Tofo representa um espaço apropriado para a compreensão dos impactos que o turismo pode causar, bem como para perceber Como os residentes e visitantes interagem no mesmo ambiente. É sobre esta abordagem que este artigo se fundamenta, tendo como objectivos identificar o grau de satisfação global e específico dos utilizadores da praia, o grau de aceitação de níveis diferentes de aglomeração humana e a percepção da ocorrência de diferentes padrões de comportamento. Fundamentados no conceito de capacidade de carga social e na aplicação de entrevistas aos diversos utilizadores do espaço turístico, os resultados indicam que a satisfação global de ambos grupos em relação à sua experiência recreativa foi positiva, que ambos grupos partilham o mesmo sentimento em relação ao grau de aglomeração humana na praia (variando de 78 a 312 pessoas/ 182 x 457m) e que ainda não ocorrem, na praia, comportamentos negativos por parte dos seus utilizadores. Estes resultados sugerem que ambos grupos (residentes e visitantes) coexistem pacificamente na Praia do Tofo e que as entidades gestoras devem introduzir mecanismos para evitar a ocorrência de padrões de comportamento desviantes, como forma de manter o equilíbrio estável atualmente existente entre os grupos.

Keywords : destinos turísticos; processos de desenvolvimento do turismo; relações sociais no turismo; normas sociais; capacidade de carga social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License