SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Proposta Metodológica para caracterização da geodiversidade marinha no Atlântico Sul: Cadeia Vitória-Trindade e áreas adjacentes, sudeste do BrasilQuantos pellets são pellets demais? O índice de poluição por pellets como uma ferramenta para analisar poluição de praias por pellets de resina plástica em Salvador, Bahia, Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão Costeira Integrada

versão On-line ISSN 1646-8872

Resumo

KLUMB-OLIVEIRA, Leonardo Azevedo  e  SOUTO, Raquel Dezidério. Gerenciamento costeiro integrado no Brasil: análise do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e de instrumentos selecionados com base em parâmetros internacionais. RGCI [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.311-323. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci531.

O gerenciamento costeiro integrado no Brasil é um processo político-institucional, que se manifesta na instituição do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC) e na formulação de ferramentas específicas ao planejamento territorial da zona costeira, além de outras atividades relacionadas ao gerenciamento. O presente trabalho apresenta a análise de documentos oficiais relacionados ao PNGC e a algumas das ferramentas frequentemente utilizadas na execução do GCI no Brasil: o Macrodiagnóstico da Zona Costeira, o Projeto Orla e o Zoneamento Ecológico e Econômico Costeiro. A análise tem por base os indicadores ecológicos, socioeconômicos e de legislação, encontrados no manual para medição do progresso e dos resultados do gerenciamento integrado costeiro e oceânico (Handbook for Measuring the Progress and Outcomes of Integrated Coastal and Ocean Management), publicado em 2006 pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental. Os resultados indicam adequação do PNGC e das ferramentas selecionadas quanto à definição e delimitação da zona costeira, quanto aos processos institucionais de coordenação e cooperação no âmbito do GCI e quanto ao diagnóstico e ao planejamento territorial da zona costeira. No entanto, tanto o PNGC quanto as ferramentas analisadas ainda precisam melhor atender à meta global do GCI, como definido internacionalmente pelo Grupo Integrado de Especialistas sobre os Aspectos Científicos da Proteção Ambiental Marinha (acrônimo inglês: GESAMP), no que concerne à melhoria da qualidade de vida das populações costeiras que dependem dos recursos do mar e quanto à conservação ambiental da zona costeira brasileira. Com a ampla divulgação dos resultados, espera-se contribuir para a melhoria dos PNGCs e de ferramentas de gestão costeira mantidos em todo o mundo, uma vez que ressalta-se a importância da inclusão dos objetivos gerais do GCI a nível internacional, além da inclusão das dimensões da sustentabilidade nos processos de GCI, de modo a tentar garantir o crescimento econômico, aliado ao respeito às populações costeiras e à conservação ambiental nas zonas costeiras.

Palavras-chave : Gerenciamento integrado da zona costeira; ferramentas para diagnóstico e zoneamento costeiros; indicadores costeiros; desenvolvimento sustentável.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons