SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Integrated coastal management in Brazil: analysis of the National Coastal Management Plan and selected tools based on international standardsDesign and evaluation of marine and coastal governance indicators for the Southern Mexican region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Gestão Costeira Integrada

On-line version ISSN 1646-8872

Abstract

FERNANDINO, Gerson; ELLIFFA, Carla I.; SILVA, Iracema R.  and  BITTENCOURT, Abílio C.S.P.. Quantos pellets são pellets demais? O índice de poluição por pellets como uma ferramenta para analisar poluição de praias por pellets de resina plástica em Salvador, Bahia, Brasil. RGCI [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.325-332. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci566.

Quantos pellets são pellets demais? O índice de poluição por pellets como uma ferramenta para analisar poluição de praias por pellets de resina plástica em Salvador, Bahia, Brasil Pellets plásticos são componentes significantes do lixo marinho e podem ser encontrados flutuando no mar ou encalhados em praias. No entanto, análises atuais dessa problemática não apresentam padronização que permita comparações de níveis de poluição por pellets entre diferentes locais. Assim, o presente estudo propõe o Índice de Poluição por Pellets (PPI) para classificar praias de acordo com a quantidade de pellets encontrados em uma dada área superficial de areia. Pellets foram amostrados em 24 pontos ao longo do município de Salvador, Brasil, dentro de um quadrado de 1 x 1 x 0,05m na linha de detritos e no pós-praia. Vinte e dois pontos se localizavam na orla oceânica, enquanto os 2 pontos restantes estavam dentro da Baía de Todos os Santos. Os resultados demonstraram que a orla de Salvador como um todo apresentava um grau muito baixo de PPI. Essa abordagem poderá auxiliar em iniciativas para a localização e remoção do componente antropogênico plástico do sedimento de praias e do ambiente marinho.

Keywords : Pellets plásticos; praias arenosas; Índice de Poluição por Pellets; poluição de praias; gerenciamento costeiro.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License