SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Uso de geoindicadores no mapeamento da vulnerabilidade à erosão costeira de uma praia arenosa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão Costeira Integrada

versão On-line ISSN 1646-8872

Resumo

FONTENELLE, Thiago Henriques; NETO, José Antonio Baptista  e  FONSECA, Estefan Monteiro da. A qualidade da água ao longo do Estado Alagoas Coast, Nordeste do Brasil: a defesa da gestão costeira. RGCI [online]. 2015, vol.15, n.4, pp.559-567. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci562.

A contaminação da zona costeira resultante do desenvolvimento urbano mal planejado é uma das principais causas da alteração dos ecossistemas, com efeitos sobre a saúde humana. O presente estudo estabelece um diagnóstico da zona costeira de alagoas, avaliando cinco anos de dados de monitoramento obtidos da secretaria de meio ambiente local. Os resultados sugerem a piora ao longo dos anos (2007-2011). Baixos níveis de saneamento, especialmente coleta e tratamento de esgoto, a falta de um planejamento urbano efetivo, o desenvolvimento das atividades do setor agrícola parecem ser os principais fatores impactantes da qualidade das águas da costa do estado de Alagoas. Por outro lado, em Barra de São Miguel, os investimentos em saneamento melhoraram as condições ambientais, incrementando ainda mais o turismo e a expansão urbana,o que sobrecarrega a própria infraestrutura sanitária existente.

Palavras-chave : Infra-estrutura de saneamento; esgotos domésticos; impacto do turismo; ordenamento de território; poluição.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons