SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especial 2Análisis cualitativo y cuantitativo de las materias básicas de base de datos en las memorias de verificación de los títulos universitarios de Grado en Informática en las Universidades EspañolasPercepciones de los empresarios de Pymes rurales sobre la integración de las TIC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versión impresa ISSN 1646-9895

Resumen

COLETTE, Maria Madalena  y  SILVA, Maria Helena C. da. Novos Cenários de Aprendizagem, Inovação e Sustentabilidade: Uma Pesquisa-Ação na Graduação em Ciências e Tecnologia. RISTI [online]. 2014, n.spe2, pp.55-69. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.e2.55-69.

O presente artigo trata de uma Pesquisa-Ação, realizada em 2012 no UNIFESO, voltada à criação de novos cenários de aprendizagem. O projeto de pesquisa focalizou a criação de formas de apoio às iniciativas empreendedoras dos estudantes relacionadas ao campo de formação. A fase exploratória confirmou hipótese sobre demanda discente por apoio às suas ideias. A fase principal da pesquisa apontou para um descompasso entre a intenção de participação por parte dos estudantes e efetiva participação destes na ação. Entretanto, apesar da queda da presença discente ao longo do projeto, a proposta obteve representativa adesão de docentes e discentes, numa participação mais qualitativa, que entre outros resultados orientou o grupo para a criação de um empreendimento acadêmico. Um novo cenário de aprendizagem concretizou-se na instituição em 2013, com o desenvolvimento da Solução Empresa Junior de Consultoria, liderada por estudantes dos cursos do Centro de Ciências e Tecnologia.

Palabras clave : Pesquisa-ação; Sustentabilidade; Cenários de Aprendizagem; Empresa-Junior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )