SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 special issue 4The organizational improvement as trigger for better working conditionsDesign and Validation of Enterprise Application Architectures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Print version ISSN 1646-9895

Abstract

SOUZA, Dayse Neri de; SOUZA, Francislê Neri de; ALARCAO, Isabel  and  MOREIRA, António. Visão de Orientadores e Orientandos sobre o Software Online de Supervisão da Investigação - IARS. RISTI [online]. 2015, n.spe4, pp.66-78. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.e4.66-78.

No âmbito da pós-graduação, são vários os dilemas e problemas enfrentados na investigação. A qualidade dos projetos e a relação entre orientador e orientando, têm-se revelado como alguns dos grandes desafios. São muitos os estudos que apontam o uso das TIC como um meio de ajuda no processo de investigação e na produção dos resultados com qualidade. Apresentamos neste artigo a percepção de orientadores e orientados que utilizaram o software online IARS® como uma ferramenta de apoio na elaboração e gestão do projeto de investigação. Este estudo é de cariz exploratório de análise descritiva com apoio do SPSS. Os resultados atestam uma percepção positiva e rica acerca da utilização do software recentemente divulgado. Assim, consideraram o IARS® de fácil utilização, agradável, flexível, estimulador, claro e de fácil compreensão em temos organizacionais. Apontam também para as dificuldades nas etapas de construção do projeto e comunicação entre os investigadores, e reconhecem como o sistema pode ser útil neste âmbito.

Keywords : Processo de investigação; TIC; IARS; comunicação; relação orientador-orientando.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License