SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19Challenges to the use of Smartphones in Brazilian Classroom: Research by Focus GroupsThe User Manual of Qualitative Data Analysis software: the perceptions of webQDA users author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Print version ISSN 1646-9895

Abstract

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; POCRIFKA, Dagmar Heil  and  SIMONIAN, Michele. Associação entre a técnica de análise de conteúdo e os ciclos de codificação: possibilidades a partir do software ATLAS.ti. RISTI [online]. 2016, n.19, pp.93-106. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.19.93-106.

Este artigo analisa a possibilidade de associação de diferentes técnicas de análise quando, em um mesmo projeto,há fontes diversas de dados, como entrevistas, produções escritas e questionários, que produzem informação qualitativa. Associamos a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2010) aos ciclos de codificação (Saldaña, 2013), aplicando o software ATLAS.ti. O estudo revela que essa associação potencializa a criatividade metodológica dos pesquisadores e permite novas descobertas por meio da articulação das diferentes possibilidades de codificação, respondendo, com mais detalhes qualitativos, às questões de pesquisa. Além disso, destacamos que a aplicação dos indicadores sugeridos por Bardin (2010) nos dois ciclos de codificação propostos por Saldaña (2013) permite melhor sistematização do processo de codificação, diminuindo a subjetividade, devido às etapas e aos critérios claramente enunciados.

Keywords : pesquisa qualitativa; análise de dados qualitativos; análise de conteúdo; ATLAS.ti..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License