SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Impasse aos Desafios do uso de Smartphones em Sala de Aula: Investigação por Grupos FocaisO Manual de Utilizador de um Software de Análise Qualitativa: as perceções dos utilizadores do webQDA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versión impresa ISSN 1646-9895

Resumen

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; POCRIFKA, Dagmar Heil  y  SIMONIAN, Michele. Associação entre a técnica de análise de conteúdo e os ciclos de codificação: possibilidades a partir do software ATLAS.ti. RISTI [online]. 2016, n.19, pp.93-106. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.19.93-106.

Este artigo analisa a possibilidade de associação de diferentes técnicas de análise quando, em um mesmo projeto,há fontes diversas de dados, como entrevistas, produções escritas e questionários, que produzem informação qualitativa. Associamos a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2010) aos ciclos de codificação (Saldaña, 2013), aplicando o software ATLAS.ti. O estudo revela que essa associação potencializa a criatividade metodológica dos pesquisadores e permite novas descobertas por meio da articulação das diferentes possibilidades de codificação, respondendo, com mais detalhes qualitativos, às questões de pesquisa. Além disso, destacamos que a aplicação dos indicadores sugeridos por Bardin (2010) nos dois ciclos de codificação propostos por Saldaña (2013) permite melhor sistematização do processo de codificação, diminuindo a subjetividade, devido às etapas e aos critérios claramente enunciados.

Palabras clave : pesquisa qualitativa; análise de dados qualitativos; análise de conteúdo; ATLAS.ti..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons