SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Quality of the Portuguese Public Administration websitesInvolving elementary teachers in the design of a serious game through action-research methodology and co-creation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Print version ISSN 1646-9895

Abstract

SCHNEIDER, Daniel  and  SOUZA, Jano de. Construindo um ambiente de curadoria para engajar o cidadão em histórias noticiosas: um caso da metodologia ADR. RISTI [online]. 2016, n.20, pp.99-114. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.20.99-114.

Neste artigo descrevemos o segundo ciclo de construção e avaliação do Acropolis, uma plataforma de computação social que permite aos cidadãos construir e compartilhar suas narrativas pessoais sobre histórias noticiosas complexas ou de longa duração. Resultados experimentais produzidos por meio de avaliações quantitativas e qualitativas demonstraram, através de evidências positivas, que a nossa abordagem proposta foi capaz de apoiar o envolvimento dos cidadãos na curadoria colaborativa de conteúdo de notícias. Usando a metodologia de pesquisa ADR concluímos o segundo ciclo deste estudo com um conjunto de recomendações de design para a construção de plataformas semelhantes.

Keywords : Curadoria social; narrativas curadas pelo usuário; crowdsourcing; design science research.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License