SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25JK-Meta-Biplot and STATIS Dual as multiple textual tables toolsAcessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Accessibility in Virtual Learning Environments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Print version ISSN 1646-9895

Abstract

PITEIRA, Martinha; COSTA, Carlos J.  and  APARICIO, Manuela. CANOE e Fluxo: Determinantes na adoção de curso de programação online gamificado. RISTI [online]. 2017, n.25, pp.34-53. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.25.34-53.

Atualmente o saber programar é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho. A gamificação é uma solução emergente que tem vindo a ser adotada na educação e que contribui para incentivar e estimular os estudantes ao estudo da programação. Este estudo propõe um modelo explicativo que incorpora as cinco dimensões da personalidade (CANOE) e o fluxo como determinantes na adoção de um curso online de programação gamificado. O estudo foi conduzido com uma amostra de alunos universitários, e o modelo explicativo foi validado usando a modelação de equações estruturais. Os resultados indicam que o CANOE tem efeitos positivos no prazer de utilização, facilidade de utilização e utilidade percebida. O fluxo tem efeitos positivos no prazer de utilização e no uso. Os resultados são um contributo para a compreensão dos determinantes na adoção de cursos online gamificados

Keywords : Fluxo; CANOE; Gamificação; Programação; Adoção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License