SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25CANOE and flow: Determinants in the adoption of online programming gamified courseDevelopment and Validation of an Assessment Instrument of the Initial Programming Skills author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Print version ISSN 1646-9895

Abstract

LUIS, Carlos; ROCHA, Álvaro  and  MARCELINO, Maria José. Acessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Accessibility in Virtual Learning Environments. RISTI [online]. 2017, n.25, pp.54-65. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.25.54-65.

As revoluções tecnológicas e o uso alargado das Tecnologias de Informação e Comunicação têm estimulado a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, complementares a todo o processo ensino/aprendizagem. Com este trabalho pretende-se identificar, analisar e descrever alguns métodos existentes para melhorar a acessibilidade dos ambientes virtuais de aprendizagem. Para isso procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura sobre acessibilidade nestes ambientes, entre 2010 e 2016, efetuando uma pesquisa em diversas bases de dados de publicações científicas. A combinação de vários métodos com base em padrões e normas é decisiva para apoiar serviços personalizados de ensino/aprendizagem. Por outro lado, o “Universal Design for Learning e o “Universal Design of Instruction,” fornecem um conjunto de princípios e estratégias que procuram reduzir as barreiras e criar modelos facilitadores de ensino/aprendizagem com este propósito. Ainda a integração de práticas pedagógicas inclusivas com recursos tecnológicos adequados permite criar ambientes virtuais de aprendizagem acessíveis

Keywords : Acessibilidade; ambientes virtuais de aprendizagem; Moodle.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License