SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28Roamer, a robot in the classroom of Early Childhood Education for the development of basic spatial notionsUse of Social Technology in the constitution of the Health Unit Manager Council author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Print version ISSN 1646-9895

Abstract

VIANA, Lujhon Rodrigues; BARRETO, Mateus Martins; GIRARD, Claudia Cristina Pinto  and  TEIXEIRA, Elizabeth. Tecnologia educacional para mediar práticas educativas sobre alimentação complementar na Amazônia: estudo de validação. RISTI [online]. 2018, n.28, pp.29-40. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.28.29-40.

O estudo teve como objetivo validar uma cartilha para mediar o ensino- aprendizagem de mães de crianças de seis a doze meses sobre a alimentação complementar. Pesquisa metodológica com abordagem mista, realizada na Universidade do Estado do Pará Campus XIII, no município de Tucuruí -PA. Foram participantes 13 juízes da área sócio humanística e da área da saúde. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, aplicado no período de dezembro de 2016 a março de 2017. Para o cálculo do índice de validade de conteúdo foi utilizada a estatística descritiva comportamental e para a análise qualitativa a análise temática de convergência. A média dos escores dos itens analisados correspondeu a um IVC de 92%. O resultado apontou a adequação da tecnologia a também a necessidade de aprimoramento. Considerações finais: A tecnologia educacional foi considerada válida estatisticamente para ser usada pelos profissionais da saúde com o público-alvo.

Keywords : Educação em saúde; tecnologia educacional; atenção básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License