SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33Study of the opinions of the students of the Primary Education Degree on the use of videogames as a didactic resource through a qualitative analysisPreventing and confronting gender violence through educational games: a scope review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Print version ISSN 1646-9895

Abstract

MORESI, Eduardo Amadeu Dutra; JUNIOR, Ivo Pierozzi; OLIVEIRA, Leandro Henrique Mendonça de  and  BRANDAO, Alessandra de Moura. Organização e representação de conhecimento de temas de pesquisa. RISTI [online]. 2019, n.33, pp.63-77. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.33.63-77.

Este artigo apresenta e descreve uma metodologia de organização e representação do conhecimento de temas de pesquisa, cuja execução permite o alinhamento de várias ferramentas objetivando sistemas de organização de conhecimento como recurso para facilitar a elaboração de sistemas de conceitos, expressões de busca e significação da informação recuperada em bases de dados. A metodologia proposta se constitui de quatro etapas, baseadas em métodos e técnicas de: mapeamento do domínio do conhecimento; codificação do conhecimento; aplicação de linguística de corpus e de processamento de linguagem natural e representação do conhecimento. Um exemplo prático é apresentado sobre o domínio temático da inteligência artificial na educação, a partir da recuperação dos metadados de uma pesquisa bibliográfica na base Scopus. Em seguida, é realizada a análise da rede de coocorrência de palavras-chave, que revela o espaço conceitual que emerge da literatura recuperada.

Keywords : mapeamento do conhecimento; organização do conhecimento; representação do conhecimento; espaços conceituais; inteligência artificial na educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License