SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Using Social Digital Technologies in the Teaching and Learning Process in Higher EducationMEC vs MCC: performance analysis of interactive and real-time applications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Print version ISSN 1646-9895

Abstract

SZESZ JUNIOR, Albino; MENDES, Lucas Ribeiro  and  SILVA, Sani de Carvalho Rutz da. Math2Text: Software para geração e conversão de equações matemáticas em texto - limitações e possibilidades de inclusão. RISTI [online]. 2020, n.37, pp.99-115. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.37.99-115.

No campo da inclusão, especificamente na deficiência visual, identificam-se lacunas para compreensão e interpretação de equações matemáticas presentes em diferentes mídias. Assim, objetiva-se neste trabalho apresentar o Math2Text, um produto que converte equações, produzidas em uma plataforma gráfica, em equações textuais acessíveis, através do formato de “texto lido”, o qual é obtido por extenso e sem ambiguidades, possibilitando ao estudante com deficiência visual compreender e interpretar a equação, a fim de solucioná-la adequadamente. Para tanto utilizou-se a metodologia DCU, design centrado no usuário, com as seguintes etapas: pesquisa, design, prototipagem e teste. Na pesquisa foram analisados estudos similares, realizando uma comparação entre diferentes softwares. Na etapa de design apresentam-se as ferramentas e a estratégia a ser utilizada durante o desenvolvimento. Na prototipagem apresenta-se a ferramenta e suas interfaces, por fim, na etapa de teste, demonstra-se o teste realizado com um professor e um grupo de alunos com deficiência visual. Conclui-se que o sistema se mostrou bastante eficiente e pretende, num futuro próximo, automatizar todo o processo.

Keywords : Conversão de equações para texto; Acessibilidade; Inclusão; Deficiência visual; Software.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License