SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40Comparative Study of Approaches for Recommender Systems based on Personality using IBM Watson Personality InsightsPrivacy Preserving Versus Utility Preserving in Data Anonymization: a study in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Print version ISSN 1646-9895

Abstract

CERDEIRA, João H. da Luz  and  FERNANDES, Adriana. Estudo da imagem da região turística de Lisboa. RISTI [online]. 2020, n.40, pp.89-111.  Epub Dec 31, 2020. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.40.89-111.

A indústria turística mundial registou um crescimento anual constante e encontrava-se em franca expansão até março de 2020, quando foi fortemente afetada pela pandemia Covid-19. Acredita-se que para a reinvenção e reforma do setor se terá de investir fortemente na criação e gestão da perceção dos turistas sobre a imagem dos destinos turísticos. Tendo em vista este contexto, o presente estudo objetiva analisar a imagem da região de Lisboa através da utilização de User Generated Content (UGC). A metodologia utilizada tem como base de análise três componentes de interações do turista com o destino: imagem Designativa, Estimativa e Prescritiva. Foram utilizados 51 mil reviews do ano de 2019, em inglês, contendo opinião de turistas de 131 nacionalidades sobre a região turística de Lisboa. Os resultados revelam que Lisboa tem uma imagem caracterizada por reviews positivos e oferecem novos conhecimentos sobre a gestão da imagem do destino.

Keywords : User Generated Content; Tourism Destination Image; Smart Tourism; Lisboa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )