SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Escalonamento de pedidos no paradigma Fog Computing: proposta de um modelo sensível ao contexto e avaliação do seu desempenhoEstilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

BRITO JUNIOR, Ozonias de Oliveira; AGUIAR, Yuska Paola Costa  e  MOURA, Hermano Perrelli de. Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem - TARDA - Versão 2.0. RISTI [online]. 2021, n.42, pp.120-135.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.42.120-135.

Recursos Digitais de Aprendizagem (RDAs) são projetados para implantar pedagogias baseadas no uso da tecnologia e contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, a diversidade de abordagens para avaliação de RDAs é uma barreira para o processo de avaliação. Diante disso, a Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem (TARDA - Versão 2.0) é proposta a partir de 26 abordagens descritas na literatura nacional e internacional. Esta contempla dimensões de qualidade de software, de uso e pedagógica. A fim de verificar a adequação da referida taxonomia junto aos potenciais avaliadores de RDAs, 32 especialistas da área de qualidade de Software e 45 da área de qualidade de uso responderam a dois questionários elaborados no escopo desta pesquisa. Além disso, também foram realizadas 7 entrevistas com 21 educadores. Como resultado, tem-se a TARDA - V2 composta por 4 dimensões, 17 categorias e 49 critérios para a avalição de RDAs.

Palavras-chave : Recursos Digitais de Aprendizagem; Taxonomia para a avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem; Avaliação de Sistemas e Tecnologias da Informação e Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )