SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Taxonomia para Avaliação de Recursos Digitais de Aprendizagem - TARDA - Versão 2.0 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

ZAMBON, Antonio Carlos; FUJIMOTO, Enzo Juniti  e  GOMES, Higor Augusto. Estilos de Aprendizagem: proposta de questionário semiautomático de apoio à aprendizagem autorregulada. RISTI [online]. 2021, n.42, pp.136-151.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.42.136-151.

Este trabalho descreve o desenvolvimento de um questionário eletrônico semiautomático, baseado no algoritmo do Processo de Análise de Estilos de Aprendizagem por meio de Mapas Conceituais Estendidos. Sua implementação representará uma alternativa para a análise dinâmica dos estilos de aprendizagem e capacitação de alunos para produzirem sua autoavaliação e a aprendizagem autorregulada. No desenvolvimento do questionário foi utilizado o Google Planilhas para a obtenção e armazenamento dos dados e o CmapTools para sua visualização. Os resultados preliminares, demonstrados no caso conceito, confirmam que o questionário é capaz de revelar e representar adequadamente os Estilos de Aprendizagem. Diante disso, a sequência desta pesquisa, consistirá na aplicação extensiva do questionário, com o objetivo de identificar a acuracidade na avaliação dos Estilos de Aprendizagem e o desenvolvimento de relatório para orientação do aluno em suas estratégias de aprendizagem.

Palavras-chave : Estilos de Aprendizagem; Mapas Conceituais Estendidos; Aprendizagem Autorregulada; Autoeficácia; Autodidatismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )