SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Facilitadores, barreras y recomendaciones sobre el uso de las Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación por adultos con parálisis cerebral en BrasilSistema de Visão Computacional para Identificação Automática de Potenciais Focos do Mosquito Aedes aegypti Usando Drones índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

BATISTA, Manuel; FERNANDES, Adriana; SABINO, André  e  RIBEIRO, Lilian Ponzo. Aceitação do Aviso de cookies e criação de publicidade direcionada: uma decisão consciente ou falta de informação?. RISTI [online]. 2021, n.43, pp.75-92.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.43.75-92.

Ao navegar na Internet o utilizador fornece dados como a idade, género, localização, entre outros, que são capturados através da utilização de cookies - pequenos ficheiros de texto que estão armazenados no web browser quando se visita um website. Diversas empresas utilizam-se desses dados para mostrar ao utilizador publicidade direcionada aos seus interesses. Neste contexto, estudos recentes demonstram que a utilização de cookies tem implicações relacionadas com a privacidade, sendo o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) do Parlamento Europeu por vezes ineficaz no seu principal propósito. O presente estudo pretende compreender a perceção do utilizador sobre o uso de cookies para criação de publicidade direcionada. Para concretização do estudo foi realizado um inquérito com 242 utilizadores portugueses ativos na Internet. Os resultados indicam que apesar dos utilizadores se sentirem incomodados pelo fato de serem rastreados, preferem fornecer os dados, concordando com as políticas de cookies, e visualizar a publicidade direcionada.

Palavras-chave : Cookies; Privacidade; Publicidade Direcionada; RGPD.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )