SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48A Survey to Verify Cybersecurity in Municipal Public Organizations in PortugalInfluence of Knowledge Management Practices Applied to Agile Software Development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Print version ISSN 1646-9895

Abstract

BIANCHI, Isaías Scalabrin et al. Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior. RISTI [online]. 2022, n.48, pp.59-73.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.48.59-73.

As universidades desenvolvem permanentemente diversas ações de desenvolvimento que são disponibilizadas no formato de MOOC em várias plataformas. O objetivo deste estudo é propor um artefato com os cursos MOOCs disponibilizados bem como as plataformas utilizadas que são ofertadas. Esse estudo adota a metodologia Design Science Research, para desenvolver o artefato. Nesse sentido, foram pesquisados todos os cursos MOOCs oferecidos gratuitamente e com emissão de certificado pelas 68 universidades federais brasileiras. Os resultados desse estudo é um artefato em formato de um portal com web com todos os cursos MOOCS das IES. O artefato foi demonstrado e avaliado com docentes de IES e percebeu-se o impacto que ele proporciona na capacitação e como potencializador do conhecimento. Esse estudo sugere a criação de uma plataforma única disponibilizada pelas universidades públicas brasileiras como um ecossistema potencializador da gestão do conhecimento para acesso da sociedade em geral.

Keywords : Massive Online Open Courses; Design Science Research; universidade; gestão do conhecimento; plataforma.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )