SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Um Inquérito para Verificação da Cibersegurança nas Organizações Públicas Municipais em PortugalInfluência de Práticas de Gestão do Conhecimento Aplicadas ao Desenvolvimento Ágil de Software índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versión impresa ISSN 1646-9895

Resumen

BIANCHI, Isaías Scalabrin et al. Cursos online Abertos Massivos (MOOCs) como potencializadores do conhecimento em Instituições de Educação Superior. RISTI [online]. 2022, n.48, pp.59-73.  Epub 31-Dic-2022. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.48.59-73.

As universidades desenvolvem permanentemente diversas ações de desenvolvimento que são disponibilizadas no formato de MOOC em várias plataformas. O objetivo deste estudo é propor um artefato com os cursos MOOCs disponibilizados bem como as plataformas utilizadas que são ofertadas. Esse estudo adota a metodologia Design Science Research, para desenvolver o artefato. Nesse sentido, foram pesquisados todos os cursos MOOCs oferecidos gratuitamente e com emissão de certificado pelas 68 universidades federais brasileiras. Os resultados desse estudo é um artefato em formato de um portal com web com todos os cursos MOOCS das IES. O artefato foi demonstrado e avaliado com docentes de IES e percebeu-se o impacto que ele proporciona na capacitação e como potencializador do conhecimento. Esse estudo sugere a criação de uma plataforma única disponibilizada pelas universidades públicas brasileiras como um ecossistema potencializador da gestão do conhecimento para acesso da sociedade em geral.

Palabras clave : Massive Online Open Courses; Design Science Research; universidade; gestão do conhecimento; plataforma.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )