SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48Massive Open Online Courses (MOOCs) as a driver to foster Knowledge in Higher Education InstitutionsAdoption of Electronic Services Invoice: A Study on the Effects on Tax Collection of Services of Any Nature in Municipalities of Rio Grande do Norte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Print version ISSN 1646-9895

Abstract

CANDAL, Diego Marconi et al. Influência de Práticas de Gestão do Conhecimento Aplicadas ao Desenvolvimento Ágil de Software. RISTI [online]. 2022, n.48, pp.74-88.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.48.74-88.

O objetivo desta pesquisa é identificar a possível influência positiva da aplicação de práticas de gestão do conhecimento (PGC) no desenvolvimento ágil de software (DAS). Esta é uma pesquisa de natureza exploratória-descritiva e de abordagem qualitativa, que realizou revisão da literatura para estabelecer a proposição de pesquisa delineada, que foi refinada e validada a partir de teste de face e aplicação de survey controlado executado com emprego do método Delphi junto a especialistas acadêmicos e profissionais de mercado. Obteve-se consenso de 90,4% entre os especialistas consultados, validando assim a proposição de pesquisa estabelecida. Concluiu-se que as PGC podem influenciar positivamente o DAS. E ainda que as PGC podem facilitar as atividades, incentivar a equipe desenvolvedora de software a compartilhar suas descobertas e que estas são relevantes para as empresas e times de software, possibilitando a geração de benefícios ao serem aplicadas ao DAS destes tipos de empresas e times.

Keywords : desenvolvimento de software; métodos ágeis; desenvolvimento ágil de software; gestão do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )