SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número48Influência de Práticas de Gestão do Conhecimento Aplicadas ao Desenvolvimento Ágil de Software índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

LUCENA, João Paulo Oliveira; ALVES, Thales da Costa Lago  e  SAMPAIO, Raquel Menezes Bezerra. Adoção da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica: um Estudo sobre os Efeitos na Arrecadação de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza em Municípios do Rio Grande do Norte. RISTI [online]. 2022, n.48, pp.89-105.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.48.89-105.

Este trabalho estuda a relação entre a implantação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e a arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em municípios de quatro microrregiões do Estado do Rio Grande do Norte. Aplica-se uma análise de dados em painel para os anos de 2013 a 2016 com base em informações oficiais sobre as datas de adoção da NFS-e e de arrecadação bruta do ISSQN, dimensão populacional, pessoal ocupado e assalariado, quantitativo de empresas atuantes e Produto Interno Bruto. Os resultados sugerem que a implantação da NFS-e, por todo um ano fiscal completo, repercute em cerca de 46% de acréscimo na arrecadação do ISSQN aos municípios que fazem uso da inovação, frente aos que não adotam esse recurso tecnológico, indicando que esta pode ser uma boa estratégia de combate à evasão fiscal e de aumento de arrecadação para pequenos municípios.

Palavras-chave : Arrecadação Tributária; Inovação; Nota Fiscal de Serviços Eletrônica; Dados em Painel.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )