SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50Influência dos indicadores relacionados com governo eletrônico no Índice de Transparência Municipal (ITM) de PortugalSistemas Automáticos de Calificación de Tareas de Programación: Revisión y Crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versión impresa ISSN 1646-9895

Resumen

FARIA, António  y  MIRANDA, Guilhermina Lobato. Efeitos da realidade aumentada na aprendizagem das ciências naturais: uma revisão sistemática da literatura. RISTI [online]. 2023, n.50, pp.44-57.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.50.44-57.

Este artigo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos da utilização da realidade aumentada (RA) na aprendizagem dos estudantes de ciências (Ciências Naturais e Biologia) do 3.ºciclo do ensino básico e do ensino secundário. Foi utilizada a metodologia PRISMA, tendo sido selecionados 10 artigos de revistas indexadas, num período de tempo entre 2010 e 2022. As bases de dados consultadas foram Scopus, ScienceDirect, Springer Link, EBSCO e Web of Science. A maioria dos artigos selecionados (n=8), após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, utilizou uma metodologia experimental. Os resultados indicam que a RA teve efeitos positivos na aprendizagem e motivação dos estudantes, bem como noutras variáveis como as competências visuoespaciais e o envolvimento dos estudantes nas tarefas de aprendizagem.

Palabras clave : realidade aumentada; ensino das ciências; desempenho académico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )