SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número51Shadow IT e TI gerenciada pelo negócio: uma análise das percepções sobre os riscos e benefícios em uma organização pública brasileira do setor financeiro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

ALVES, Mariana; JULIO, Luísa; TEIXEIRA, Ana  e  SILVA, Telmo. Avaliação em ambiente real de utilização de uma plataforma de criação de jornais escolares. RISTI [online]. 2023, n.51, pp.5-20.  Epub 30-Set-2023. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.51.5-20.

A transição digital abre uma oportunidade para enriquecer o envolvimento e a experiência dos estudantes na criação de conteúdo relevante para a sociedade. Neste contexto, a plataforma TRUE foi desenvolvida para preencher uma lacuna em ferramentas de apoio à criação de jornais escolares digitais que potenciam as competências dos estudantes ao nível da escrita. A plataforma oferece funcionalidades que ajudam os utilizadores a navegar num ambiente integrado, facilitando a escrita de notícias e capacitando os alunos a pensar de forma critica. Este artigo centra-se na avaliação da experiência do utilizador da plataforma TRUE, em ambiente real de utilização. Uma vez que esta plataforma foi desenvolvida utilizando a abordagem metodológica de Design-Based Research, a avaliação aqui descrita permitiu melhorar o produto. Os resultados incluem os dados das rondas, fases e momentos de recolha de dados. A plataforma TRUE foi avaliada com foco na experiência do utilizador e na usabilidade, utilizando a System Usability Scale e o Self-Assessment Manikin.

Palavras-chave : Avaliação de experiência de utilização; plataforma de jornais escolares; notícias falsas; testes de campo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )