SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue51Understanding of basic pseudocode in students of training cyclesAdaptation of Agile Roles in Large-Scale Distributed Projects: Perception of Industry Professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

Print version ISSN 1646-9895

Abstract

BARBOSA, Gilka Rocha; MOURA, Hermano Perrelli de  and  GUSMAO, Cristine Martins Gomes de. RAPHE: Um Framework para Gestão de Riscos em Projetos Acadêmicos. RISTI [online]. 2023, n.51, pp.51-66.  Epub Sep 30, 2023. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.51.51-66.

Gerenciar riscos é vital para minimizar possibilidades de falhas em projetos e processos organizacionais, induzindo instituições a investir em estratégias para sua adoção; que, embora, predominantes em muitos setores, parecem incipientes no ensino superior. Projetos acadêmicos são fundamentais para expandir o conhecimento, evoluir o ensino e contribuir para o progresso da sociedade. Entretanto, são empreendimentos desafiadores em qualquer contexto e apresentam tendência a falhas que podem impedir seu progresso, desperdiçar recursos e comprometer sua qualidade; uma razão para esses incidentes pode decorrer do não gerenciamento dos riscos presentes no domínio do projeto. Considerando esse cenário e o seu desafio, este trabalho apresenta um framework para gestão de riscos de projetos acadêmicos em Instituição de Ensino Superior, estimulando gestores à sua adoção e integração com os processos corporativos. Para sua realização, os principais componentes metodológicos abordados foram Design Science Research, mapeamento sistemático da literatura, survey, opinião de especialistas e grupo focal.

Keywords : Gestão de Projetos; Gestão de Riscos; Instituições de Ensino Superior; Projetos Acadêmicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )