51Comprensión de pseudocódigo básico en estudiantes de ciclos formativos 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

 ISSN 1646-9895

BARBOSA, Gilka Rocha; MOURA, Hermano Perrelli de    GUSMAO, Cristine Martins Gomes de. RAPHE: Um Framework para Gestão de Riscos em Projetos Acadêmicos. []. , 51, pp.51-66.   30--2023. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.51.51-66.

^a

Gerenciar riscos é vital para minimizar possibilidades de falhas em projetos e processos organizacionais, induzindo instituições a investir em estratégias para sua adoção; que, embora, predominantes em muitos setores, parecem incipientes no ensino superior. Projetos acadêmicos são fundamentais para expandir o conhecimento, evoluir o ensino e contribuir para o progresso da sociedade. Entretanto, são empreendimentos desafiadores em qualquer contexto e apresentam tendência a falhas que podem impedir seu progresso, desperdiçar recursos e comprometer sua qualidade; uma razão para esses incidentes pode decorrer do não gerenciamento dos riscos presentes no domínio do projeto. Considerando esse cenário e o seu desafio, este trabalho apresenta um framework para gestão de riscos de projetos acadêmicos em Instituição de Ensino Superior, estimulando gestores à sua adoção e integração com os processos corporativos. Para sua realização, os principais componentes metodológicos abordados foram Design Science Research, mapeamento sistemático da literatura, survey, opinião de especialistas e grupo focal.

^lpt^a

Managing risks is vital to minimize the possibility of failure in projects and organizational processes, inducing institutions to invest in strategies for their adoption, which, although predominant in many sectors, seem incipient in higher education. Academic projects are essential to expand knowledge, evolve teaching and contribute to the progress of society. However, they are challenging undertakings in any context and are prone to failures that can impede their progress, waste resources, and compromise their quality; one reason for these incidents may be due to not managing the risks in the project domain. Considering this scenario and its challenge, this work presents a risk management framework for academic projects in Higher Education Institutions, encouraging managers to adopt and integrate them with corporate processes. The main methodological components for its implementation were Design Science Research, systematic literature mapping, survey, expert opinion, and focus group.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )