52Impacto de ChatGPT en la enseñanza: Un enfoque de aula invertida para fundamentos de programaciónAnálisis bibliométrico de la educación virtual y rendimiento académico universitario periodo 1996-2021, utilizando datos Scopus 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

 ISSN 1646-9895

ALVES, Paulo Bruno    OLIVEIRA, Lídia. As literacias mediática e digital e a participação cívica como tecnologias para dinamizar os territórios do interior de Portugal. []. , 52, pp.113-125.   31--2023. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.17013/risti.52.113-125.

As ações de promoção nos territórios do interior de Portugal - ao nível das literacias mediática e digital e da participação cívica dos seus habitantes - são oportunidades para captar diversas capacidades e dinamizar esses territórios, tornando-os desejáveis, em termos de captação de investimentos, de estruturas tecnológicas, de turismo e até de novos residentes. Esses elementos dinamizadores constituem - ou deverão constituir - fontes motivacionais para os cidadãos, de forma a desenvolver e a expandir o seu sentimento de pertença aos territórios e à valorização dos mesmos. O objetivo deste texto passa por apresentar duas dinâmicas (literacias mediática e digital e participação cívica), no quadro interpretativo dos territórios do interior. Elas têm como cenário as 21 Comunidades Intermunicipais, com muitos municípios e freguesias de baixa densidade. São ferramentas importantes, que poderão funcionar como inputs dos próprios cidadãos, de forma a estarem mais capacitados tecnologicamente para almejar melhores condições para eles e para esses territórios.

: Territórios; Interior; Literacia mediática e digital; Participação cívica.

        ·     · |     · ( pdf )