SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6Treino de competências sociais - uma estratégia em saúde mental: conceptualização e modelos teóricosApoio matricial em saúde mental: uma análise sob ótica dos profissionais de saúde da atenção primária índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

VARELA, Ana Margarida  e  LEAL, Isabel. A perturbação de pós-stress traumático e o sentido de coerência em mulheres com cancro da mama. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2011, n.6, pp.15-19. ISSN 1647-2160.

No presente estudo investigou-se a relação entre a perturbação de pós-stress traumático e o sentido de coerência, numa amostra de 84 mulheres a quem foi diagnosticado cancro da mama. Para tal, utilizou-se um protocolo de investigação constituído pelo Questionário de Identificação, o Questionário de Orientação para a Vida - QOV (Nunes, 1999) e a PTSD Checklist Civilian Version - PCL-C (Cordova, Andrykowski, Kenady, McGrath, Sloan & Redd, 1995). Os dados obtidos indicam que a perturbação de pós-stress traumático está associada a níveis inferiores de sentido de coerência. Podendo-se concluir que o facto de o mundo ser perspectivado como compreensível, flexível e com significado, promove a adaptação das mulheres a quem foi diagnosticado cancro da mama às contingências da doença, logo a exibição por parte destas de níveis inferiores de perturbação de pós-stress traumático.

Palavras-chave : cancro da mama; perturbação de pós-stress traumático; sentido de coerência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )