SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue9Efetividade de um Programa de Estimulação Cognitiva em Idosos com Défice Cognitivo Ligeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

Print version ISSN 1647-2160

Abstract

CORDEIRO, Marina Sofia  and  GOMES, José Carlos. Ansiedade e Relacionamento Conjugal em Mulheres com Infertilidade: Impacto da Terapia de Grupo. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2013, n.9, pp.7-13. ISSN 1647-2160.

Milhões de pessoas em todo o mundo vêm dificultada a possibilidade de constituírem descendência devido a problemas de fertilidade. Esta situação tem repercussões muito negativas no bem-estar dos indivíduos, podendo desencadear sentimentos de perda, falha, exclusão e várias reações emocionais, entre as quais se destaca a ansiedade. Sendo o casal e o seu relacionamento afetado pela infertilidade, verifica-se que a mulher experiencia muito mais sintomas psicológicos que o homem. Os autores apontam a terapia de grupo como um bom recurso terapêutico a utilizar perante situações de infertilidade. No entanto, na realidade não foram encontrados estudos em Portugal nesta área, pelo que o seu desenvolvimento assume uma grande importância. Tendo isto em consideração, concebeu-se um estudo para avaliar o impacto de uma intervenção terapêutica em grupo, realizada por enfermeiras especialistas em enfermagem de saúde mental e psiquiatria, na ansiedade e relacionamento conjugal de mulheres com infertilidade. Metodologicamente, o presente trabalho consiste num estudo de casos múltiplos do tipo exploratório com experimentação, no qual se desenvolveu uma intervenção que consistiu na execução de 9 sessões de terapia de grupo de base psicoterapêutica e psicoeducativa, desenvolvidas semanalmente. Na intervenção abordaram-se estratégias terapêuticas de base cognitivo-comportamental para controlar a ansiedade e comunicacionais para melhorar o relacionamento conjugal. Foram utilizados como instrumentos centrais do estudo o Inventário de Ansiedade Estado-Traço de Spielberger na versão portuguesa de Américo Batista, validada para a população portuguesa por Silva, e a Escala de Ajustamento Diádico, traduzida e validada para a população portuguesa por Pedro Nobre. A intervenção foi desenvolvida com três mulheres com infertilidade, tendo-se obtido os seguintes resultados: em todos os casos ocorreu uma diminuição da ansiedade estado e em dois deles também da ansiedade traço; no relacionamento conjugal apenas duas das clientes beneficiaram com a terapia realizada.

Keywords : Ansiedade; Relacionamento Conjugal; Infertilidade Feminina; Terapia de Grupo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )