SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número especial 2Factores associados à adesão ao tratamento da perturbação de stresse pós-traumático: Estudo qualitativo em ex-combatentes portuguesesLiteracia em saúde: Resultados obtidos a partir de uma amostra de pessoas idosas portuguesas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

LOUREIRO, Cândida; SANTOS, Margarida Reis  e  FREDERICO-FERREIRA, Manuela. Conceção do programa de intervenção em enfermagem ‘Melhorar competências com os outros’. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2015, n.spe2, pp.27-32. ISSN 1647-2160.

CONTEXTO: A literatura tem evidenciado os programas de treino como uma importante estratégia para o desenvolvimento das competências sociais. Apesar da educação para a saúde ser uma atividade francamente desenvolvida pelos enfermeiros, existem ainda poucos estudos que documentem a conceção de programas de treino de competências sociais como intervenção realizada por enfermeiros. OBJETIVO: Criar um programa de intervenção para adolescentes, de forma a modificar e/ou melhorar as competências sociais assertividade, autocontrolo, cooperação e empatia, dando resposta a dificuldades previamente identificadas. METODOLOGIA: Da presente investigação fizeram parte dois estudos preliminares e complementares, seguindo uma lógica sequencial temporal. O primeiro (quantitativo) permitiu a identificação de défices nas competências sociais dos adolescentes. O segundo (qualitativo) permitiu identificar quais os fatores que contribuem para a existência dos défices. Da análise e discussão desses resultados e de uma revisão teórica aprofundada construiu-se um programa de intervenção específico e adequado ao tipo de população definida como população alvo - adolescentes. RESULTADOS: O programa ‘Melhorar competências com os outros’. CONCLUSÕES: Pode afirmar-se que este estudo contribui para o aprofundamento teórico dos modelos cognitivo-comportamentais no âmbito da intervenção de enfermagem com adolescentes, baseado numa abordagem humanista e que permite a aplicação do conhecimento na ação. Estes programas têm elementos-chave para a sua elaboração e as competências pessoais/profissionais dos enfermeiros englobam as características relativas ao formador particularmente, os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental.

Palavras-chave : Enfermagem; Adolescente; Saúde mental; Programas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )