SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Relato de experiência do cuidado na internação psiquiátrica durante a pandemia de COVID-19Crises de abstinência de substâncias psicoativas no âmbito hospitalar: Reflexos das condições de trabalho dos enfermeiros índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

MARCELINO, Tânia; PONTIFICE-SOUSA, Patrícia  e  MARQUES, Rita. Estratégias promotoras da inteligência emocional nos enfermeiros. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2021, n.25, pp.39-48.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0296.

Contexto:

Os relacionamentos interpessoais influenciam a qualidade dos cuidados de enfermagem, sendo o enfermeiro um dos protagonistas desta relação. Comprovado o impacto da inteligência emocional no aprimoramento de competências que melhoram a dinâmica interpessoal, torna-se emergente, numa profissão de relação, que sejam identificadas as estratégias facilitadoras da inteligência emocional dos enfermeiros.

Objetivo:

Identificar estratégias promotoras da inteligência emocional dos enfermeiros.

Métodos:

Revisão integrativa da literatura. Pesquisa através da ferramenta de pesquisa bibliográfica on-line EBSCOhost® considerando todas as suas bases de dados, e através da plataforma de pesquisa B-ON®, realizada em Novembro de 2019. Aplicado um conjunto de descritores em inglês: Strategies; Techniques; Emotional Intelligence; Nursing; Nurses; e em Português: Estratégias; Técnicas; Inteligência Emocional; Enfermagem; Enfermeiros ou Enfermeiras, validados no Medical Subject Headings (MeSH) e nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Obteve-se uma amostra final de 4 artigos, publicados entre 2014 e 2019.

Resultados:

Foram identificadas diversas estratégias promotoras do desenvolvimento de competências pessoais e sociais tais como: a aprendizagem reflexiva; as atividades reflexivas em grupo; as atividades experienciais; o aprofundamento de competências de inteligência emocional.

Conclusões:

A utilização das estratégias identificadas promove a inteligência emocional, no entanto este processo não é estanque requerendo o treino e análise constante da prática do enfermeiro e melhorando o seu comportamento através do aperfeiçoamento das suas competências pessoais e sociais.

Palavras-chave : Estratégias; Inteligência emocional; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )