SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Estratégias promotoras da inteligência emocional nos enfermeirosIdeação suicida, consumo de bebidas alcoólicas e tabaco pelas mulheres. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

OLIVEIRA, Bruna et al. Crises de abstinência de substâncias psicoativas no âmbito hospitalar: Reflexos das condições de trabalho dos enfermeiros. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2021, n.25, pp.49-65.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0297.

Introdução:

O uso abusivo de substâncias psicoativas é reconhecido globalmente como um grave problema de saúde pública, sendo necessário que profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, possuam habilidades e conhecimentos específicos para atender à crise de abstinência nessa clínica.

Objetivos:

Analisar os desafios enfrentados pelos enfermeiros, bem como os reflexos emocionais consequentes da falta de capacitação, para assistir pessoas que apresentam crises de abstinência pelo uso de substâncias psicoativas no âmbito hospitalar.

Métodos:

Estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratório, com análise subsidiada pelas orientações de Bardin.

Resultados:

Constituiu-se duas categorias: desafios enfrentados pelos enfermeiros ao assistir usuários em abstinência de substâncias psicoativas no Hospital Geral, e reflexos emocionais causados nos enfermeiros, relacionados à falta de capacitação para assistir usuários de substâncias psicoativas em abstinência. Da segunda categoria emergiu uma subcategoria: variáveis indutoras dos reflexos emocionais.

Conclusões:

A deficiência na assistência prestada pelos enfermeiros revela-se como reflexo da falta de capacitação, que, por sua vez, gera medo, angústia e visões imbuídas de estigma, resultando em lacunas no cuidado e tornando o ambiente de trabalho propenso ao sofrimento laboral da categoria.

Palavras-chave : Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Assistência hospitalar; Enfermeiros; Enfermagem psiquiátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )