SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Comportamiento autolesivo en la adolescencia y experiencia de la familia: Revisión de la literaturaEstrategias para el desarrollo de la empatía en enfermería: Rapid review índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versión impresa ISSN 1647-2160

Resumen

TOMAS, Margarida; REBELO, Maria Teresa; MARTINS, Vânia  y  SOARES, Marisa. O regresso a casa após alta de um serviço de psiquiatria: Uma revisão scoping. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2021, n.25, pp.147-164.  Epub 30-Jun-2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.0303.

Contexto:

Regressar a casa após um internamento psiquiátrico hospitalar é um processo difícil e complexo que exige do indivíduo uma reintegração na sua vida quotidiana. Esta coloca-se como desafio transicional a ultrapassar e que é, por isso mesmo, um foco gerador de necessidades de cuidados em saúde ao qual a enfermagem deverá corresponder.

Objetivos:

Identificar, examinar e mapear as experiências dos adultos no retorno a casa depois de alta hospitalar psiquiátrica; resumir os resultados da literatura relevante.

Métodos:

Revisão scoping segundo Arksey & O'Malley (2005) com pesquisa em 8 bases de dados, até 17 de março de 2018.

Resultados:

Incluímos 9 publicações, referentes a 8 estudos em que as experiências dos participantes envolvem: lidar com um caminho emocional instável, viver com a doença mental à espreita, reajustar-se ao quotidiano, lidar com recorrentes contingências difíceis, enfrentar o estigma e a discriminação social, valorizar relações significativas, ser apoiado pelos serviços de saúde, adesão à medicação, gerir os efeitos da hospitalização na identidade e o despertar do recovery.

Conclusões:

As experiências deste específico regresso a casa são complexas e idiossincráticas, estabelecendo a alta como um processo que envolve mais do que o momento formal da saída do hospital. A necessidade de um cuidado estruturado e transicional é evidente e os enfermeiros de saúde mental podem ter um papel relevante na assistência a estes indivíduos. A literatura encontrada foi limitada sendo que mais pesquisas devem ser desenvolvidas para melhor compreender este fenómeno, com ênfase na pesquisa em países não anglófonos, na transição após um primeiro internamento e na transição para grupos específicos etários ou de diagnóstico.

Palabras clave : Hospitais psiquiátricos; Alta do paciente; Acontecimentos que mudam a vida; Revisão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )