SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Estrutura e antecedentes de famílias de jovens que tentaram suicídio com agentes químicosApoyo social y déficit cognitivo en ancianos registrados en un servicio de atención primaria de salud en el noreste de Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versión impresa ISSN 1647-2160

Resumen

AFONSO, Rute et al. Os sinais neurológicos motores discretos em indivíduos com e sem esquizofrenia. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2021, n.26, pp.21-39.  Epub 30-Dic-2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.308.

Introdução:

Os sinais neurológicos motores discretos (SNMD) correspondem à parte motora dos sistemas neurológicos discretos e abrangem os domínios da coordenação motora e sequencialização dos atos motores complexos, definidos como sintomas que se encontram associados a alterações motoras na esquizofrenia. Os SNMD parecem ser um dos indicadores precoces na diferenciação do diagnóstico de esquizofrenia, pelo que a sua identificação pode ajudar ao diagnóstico e monitorização do percurso da doença, bem como à escolha de métodos de tratamento mais adequados e eficazes, apesar da ainda escassez de evidências a nível nacional.

Objetivo:

Avaliar e comparar os SNMD de pessoas com e sem esquizofrenia.

Métodos:

Estudo transversal, descritivo e comparativo. Foi utilizada a Escala Motora Breve (EMoB) para avaliação do desempenho motor dos 60 participantes com (n=30) e sem (n=30) esquizofrenia, entre os 24 e os 93 anos de idade, 27 do género feminino e 33 do género masculino. Verificou-se a existência de diferenças significativas entre os dois grupos, visíveis em todos os itens e domínios psicomotores, especialmente ao nível da coordenação motora, da memória visual e de trabalho, da capacidade de atenção e raciocínio e ainda do planeamento e execução motora.

Conclusões:

Os indivíduos com esquizofrenia demonstraram um menor desempenho motor. Recomendações para a prática e investigação são apontadas.

Palabras clave : Esquizofrenia; Sinais neurológicos motores discretos; Escala Motora Breve (EMoB_pt); coordenação e sequenciação motora.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )