SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Estrutura e antecedentes de famílias de jovens que tentaram suicídio com agentes químicosApoio Social e déficit cognitivo em idosos cadastrados em serviço de atenção primária à saúde no Nordeste do Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

AFONSO, Rute et al. Os sinais neurológicos motores discretos em indivíduos com e sem esquizofrenia. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2021, n.26, pp.21-39.  Epub 30-Dez-2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.308.

Introdução:

Os sinais neurológicos motores discretos (SNMD) correspondem à parte motora dos sistemas neurológicos discretos e abrangem os domínios da coordenação motora e sequencialização dos atos motores complexos, definidos como sintomas que se encontram associados a alterações motoras na esquizofrenia. Os SNMD parecem ser um dos indicadores precoces na diferenciação do diagnóstico de esquizofrenia, pelo que a sua identificação pode ajudar ao diagnóstico e monitorização do percurso da doença, bem como à escolha de métodos de tratamento mais adequados e eficazes, apesar da ainda escassez de evidências a nível nacional.

Objetivo:

Avaliar e comparar os SNMD de pessoas com e sem esquizofrenia.

Métodos:

Estudo transversal, descritivo e comparativo. Foi utilizada a Escala Motora Breve (EMoB) para avaliação do desempenho motor dos 60 participantes com (n=30) e sem (n=30) esquizofrenia, entre os 24 e os 93 anos de idade, 27 do género feminino e 33 do género masculino. Verificou-se a existência de diferenças significativas entre os dois grupos, visíveis em todos os itens e domínios psicomotores, especialmente ao nível da coordenação motora, da memória visual e de trabalho, da capacidade de atenção e raciocínio e ainda do planeamento e execução motora.

Conclusões:

Os indivíduos com esquizofrenia demonstraram um menor desempenho motor. Recomendações para a prática e investigação são apontadas.

Palavras-chave : Esquizofrenia; Sinais neurológicos motores discretos; Escala Motora Breve (EMoB_pt); coordenação e sequenciação motora.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )