SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Suicídio e luto: análise quantitativa de publicações brasileiras no TwitterExperiências de violência e desordens psicológicas sofridas por mulheres violentadas pelo ex-parceiro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

SEABRA, Paulo et al. Caracterização do cuidado de enfermagem numa equipa de tratamento para os comportamentos aditivos e dependências. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2021, n.26, pp.75-91.  Epub 31-Dez-2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.311.

Contexto:

Uma das respostas à dependência de substâncias psicoativas são os programas farmacológicos. O conhecimento sobre o impacto destes programas é escasso e é necessário avaliar o contributo e o impacto da consulta de enfermagem integrada nestes programas.

Objetivo:

Caracterizar o cuidado de enfermagem prestado com uma população com dependência de substâncias psicoactivas numa Equipa Técnica Especializada de Tratamento.

Metodologia:

Estudo transversal, observacional, analítico, de abordagem quantitativa, com uma população com dependência a substâncias psicoactivas, integrada em programa farmacológico e em consulta de enfermagem. Amostragem por conveniência. Utilizou-se formulário para caracterização sociodemográfica, psicossocial e estado de saúde; Escala Consequências da Dependência de Substâncias (CDS) e o Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). Registados dois diagnósticos e duas intervenções prioritárias.

Resultados:

Participaram 162 pessoas. Média de Idade 46,96, maioritariamente homens (76,5%), solteiros (51,9%), desempregados (58,6%), em programa farmacológico com metadona (68,6%), policonsumidores, com consumos nocivos e dependência face ao álcool (34,9%) e com várias comorbilidades. Sobre as CDS, e por ordem decrescente de severidade “ansiedade”, “dificuldade em manter um emprego”, “tristeza”, “dificuldade em manter-se financeiramente”, “problemas no relacionamento familiar”. Diagnosticou-se “adesão ao regime terapêutico comprometido”, “ansiedade presente”, “uso de álcool abusivo/dependente”. As principais intervenções de enfermagem “reforçar a relação terapêutica”, “ensinar e incentivar o autocuidado”, “ensinar/reforçar/assistir sobre adesão ao regime terapêutico”.

Conclusões:

Os dados evidenciam que os diagnósticos mais trabalhados pelos enfermeiros são a adesão terapêutica, a minimização dos consumos e o autocuidado. Outros domínios serão eventualmente sub diagnosticados na prática clínica, de acordo com a avaliação das consequências do consumo de substâncias.

Palavras-chave : Enfermagem; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Avaliação em enfermagem; Diagnósticos de enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )