SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP8Sentido de humor, bem-estar subjetivo e competências de coping desportivo em atletasDissulfiram na manutenção da abstinência do álcool: Avaliação do conhecimento num grupo de pessoas em internamento índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

MOUTINHO, Lídia et al. Consumo de álcool no feminino: Fatores influenciadores da trajetória de vida. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2021, n.esp8, pp.15-21.  Epub 31-Mar-2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.334.

Introdução:

A vulnerabilidade física feminina ao consumo de álcool, o julgamento social e a existência de um maior número de mulheres com sintomas depressivos e ansiosos, são fatores apontados pela literatura como diferenciadores em relação ao género no consumo e consequências do mesmo. A compreensão da trajetória de consumo de álcool no género feminino é indispensável para a identificação dos fatores influenciadores e para o desenvolvimento de estratégias preventivas tendo em consideração a variável género.

Objetivo

Conhecer os fatores influenciadores do consumo de álcool com risco para a saúde nas trajetórias de vida das mulheres.

Método:

Realizou-se um estudo qualitativo, transversal, com recurso a entrevista semi-estruturada a participantes do género feminino com consumos de risco para a saúde de bebidas alcoólicas. O tratamento dos dados foi efetuado com recurso à técnica de análise de conteúdo temática.

Resultados:

A idade, a relação parental e a integração do consumo de bebidas alcoólicas nas atividades de socialização e lazer mostraram-se fatores importantes na evolução dos consumos. A capacidade para controlar o consumo de bebidas alcoólicas é um elemento diferenciador das trajetórias de consumos de risco e de dependência. Os constrangimentos legais associados ao consumo de álcool constituem um problema acrescido nas trajetórias das consumidoras de risco.

Conclusões:

A aprendizagem do consumo de álcool sem que este se traduza em danos para a saúde é fundamental. Destaca-se a importância da informação/ educação para a saúde sobre o consumo desta substância e suas consequências nos diferentes padrões de consumo.

Palavras-chave : Feminino; Bebidas alcoólicas; Fatores de risco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )