SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroESP8Literacia em saúde em pessoas com alterações da saúde mentalEficácia de programas de biofeedback na redução da ansiedade - revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental

versão impressa ISSN 1647-2160

Resumo

CORREIA, Tânia; MARTINS, Maria Manuela  e  PINHO, Lara. Gestão do risco em saúde mental: Revisão integrativa. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental [online]. 2021, n.esp8, pp.51-58.  Epub 31-Mar-2021. ISSN 1647-2160.  https://doi.org/10.19131/rpesm.339.

Contexto:

Um conhecimento científico da gestão de risco nos cuidados de saúde mental é essencial para a construção de sistemas de saúde mais seguros, de qualidade e para melhorar a segurança do doente. Embora estudos sobre a segurança do doente e gestão do risco nos cuidados de saúde tenham vindo a aumentar, existe ainda pouca evidência no que se refere aos cuidados de saúde mental.

Objetivo:

Conhecer a evidência existente sobre a gestão do risco no âmbito dos cuidados de saúde mental, nomeadamente áreas prioritárias e estratégias de intervenção/monitorização.

Métodos:

Revisão integrativa da literatura através de pesquisa nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, e Psychology and Behavioral Sciences Collection cujos critérios de inclusão foram: abordagem quantitativa, qualitativa e/ou revisões de literatura, nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, publicados nos últimos 10 anos e terem como tema de pesquisa a gestão de risco no âmbito dos cuidados de saúde mental.

Resultados:

Foram encontrados 6 artigos que dão resposta ao objetivo desta revisão: dois estudos qualitativos, dois estudos de método misto e duas revisões de literatura.

Conclusões:

As áreas prioritárias na gestão do risco em saúde mental identificadas foram: violência e comportamento autodestrutivo, erros de tratamento, riscos associados à sintomatologia das doenças mentais. Nos estudos selecionados foram também identificadas estratégias de gestão do risco em saúde mental como: parceria, envolvimento e capacitação do utente, programas estruturados individualizáveis, orientações estratégias a nível político, treino e formação dos profissionais.

Palavras-chave : Saúde mental; Psiquiatria; Segurança do paciente; Gestão de riscos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )